Pesquisar no site

Contato

Bate Papo Musical

boechat.boechat@gmail.com

JACOB DO BANDOLIM

11/01/2013 15:26

INSTITUTO ENTRA EM AÇÃO

Digitalização de toda a obra gravada por Jacob do Bandolim

Jacob gravou seu primeiro disco solo em 1947. A partir daí, durante toda sua carreira, até 1969, foram lançadas e relançadas mais de 400 faixas, em centenas discos de 78 e 33 rpm. Desse acervo, a maior parte estava sob a guarda do Museu da Imagem e do Som/RJ, muito embora, o estado precário dos discos de vinil, transformasse qualquer tentativa de ouvi-los em operação de risco.

Para evitar algo pudesse ser perdido, o IJB, sob a coordenação de dois de seus diretores, Sergio Prata e Pedro Aragão, realizou o levantamento de toda a discografia de Jacob, entrou em contato com colecionadores em todo o Brasil e conseguiu reunir e digitalizar todos os originais. O resultado foi uma coleção de 16 CD’s, intitulada Todo Jacob que reuniu além de todos os seus discos, diversas apresentações em rádio, em saraus domésticos, num total de 536 faixas digitalizadas. Esta coleção foi doada pelo Instituto ao MIS, para que pudesse ser consultada pelo público e para que os discos de vinil do Arquivo do Jacob fossem protegidos. Com isso, uma parte importantíssima da cultura musical brasileira está preservada.

Infelizmente, essa coleção não se encontra a venda, pois os direitos comerciais dessas obras pertencem as gravadoras Sony/BMG e Warner Music.

Sítio Virtual Jacob do Bandolim www.jacobdobandolim.com.br

Com as possibilidades de rápida comunicação propiciadas pelos meios digitais via Internet, o IJB resolveu produzir este sítio virtual para acesso não só a obra de Jacob como para tornar visível à sociedade os seus projetos. Neste website estarão acessíveis para consulta o andamento de todas as ações do Instituto bem como seus estatutos, diretoria, além de seções especiais dedicadas a Jacob do Bandolim, incluindo biografia, partituras, uma extensa iconografia, depoimentos de várias personalidades, documentos de seu acervo e o mais importante: a completa discografia de Jacob contabilizando todas as suas gravações lançadas de 1947 a 2002.

Bandolins de Jacob restaurados

Jacob tinha dois bandolins que foram carinhosamente apelidados de “o número um e o número dois”. O som destes instrumentos tornou-se lendário, dada a pureza das notas que eles emitiam. Quem ouviu os CD’s Vibrações, onde Jacob utilizou o nº 1, e Pixinguinha 70, onde foi utilizado o bandolim nº 2, sabe do que estamos falando. Por decisão da família, desde a morte de Jacob, em 1969, eles permaneceram intocáveis, guardados em suas caixas. Neles ainda estavam, até pouco tempo, as cordas e a palheta da última apresentação de Jacob.

O luthier Tercio Ribeiro foi indicado para a restauração dos dois instrumentos. Após semanas de delicado trabalho, Tercio se mostrou impressionado com a qualidade dos bandolins.

Foram necessários alguns reparos, como a troca das tarrachas de madrepérola que ressecaram e a correção de uma pequena fissura no tampo do nº 1. A coordenação dos trabalhos de recuperação ficou a cargo de dois mestres e continuadores da obra de Jacob, Déo Rian e Joel Nascimento, também integrantes do Instituto. Os dois realizaram testes nos instrumentos recuperados e, sob forte emoção, disseram nunca ter ouvido sonoridade igual.

O Instituto agradece ao luthier Tércio Ribeiro pelo serviço de recuperação dos bandolins, prestados de forma graciosa.

CD e DVD "Ao Jacob, seus bandolins"

O IJB em parceria com a gravadora Biscoito Fino, lançou um CD intitulado “Ao Jacob seus Bandolins”, reunindo grandes músicos do choro em uma nova abordagem da obra do mestre. O projeto e a concepção artística foram entregues a Hermínio Bello de Carvalho e a produção musical ao violonista e arranjador Luiz Otávio Braga.

Esse CD ganhou em 2004, o premio RIVAL/BR na categoria “Resgate cultural”.

Em 2008, foi lançado pela Biscoito Fino, o DVD do mesmo show.

Álbum sonoro Tocando com Jacob – Partituras e Playbacks

Após a fantástica descoberta dos playbacks (bases instrumentais) de 2 Lps de Jacob, o Instituto Jacob do Bandolim, com o patrocínio da Petrobrás e apoio da Lei Rouanet, lançou em 2006, o álbum sonoro Tocando com Jacob, contento dois Cds c om as gravações originais e os respectivos playbacks dos Lp’s Chorinhos e Chorões (1961) e LP Primas e Bordões (1962).

Os cds são acompanhados por partituras harmonizadas, sendo que para cada música foram produzidas partituras em C (dó) e Bb (si bemol) possibilitando a sua leitura por instrumentos transpositores (sax, clarinete, etc). Esse álbum é um sonho para os músicos e estudantes, possibilitando que bandolinistas e outros solistas possam, além de ouvir Jacob, tocar sendo acompanhados pelo Conjunto Época de Ouro original. Este álbum pode ser encontrado nas livrarias ou no sitio www.vitale.com.br.

CD 1 – LP Chorinhos e Chorões / BBL 1138 / Jul-61 / RCA VICTOR

01 Assanhado / Jacob do Bandolim

02 É do que há / Luiz Americano

03 Proezas de Solon / Pixinguinha e Benedito Lacerda

04 S anta Morena / Jacob

05 Os cinco companheiros / Pixinguinha e Benedito Lacerda

06 Ameno Resedá / Ernesto Nazareth

07 Não me toques / Zequinha de Abreu

08 Vou vivendo / Pixinguinha

09 Serpentina / Nelson Alves

10 Juventude saudosa / Amador Pinho

11 Benzinho / Jacob

12 Bola preta / Jacob

CD 2 – LP Primas e Bordões / BBL 1190 / Jun- 62 / RCA VICTOR

01 Teu beijo / Mário Alves

02 Falta-me você / Jacob

03 A raponga / Luiz Gonzaga

04 Minha gente / Pixinguinha

05 Meu chorinho / Jonas Silva

06 Glória / Pixinguinha

07 Um bandolim na escola / Jacob

08 Naquele tempo / Pixinguinha e Benedito Lacerda

09 A ginga do Mané / Jacob

10 Gorgulho / B. Lacerda

11 Negrinha / Joubert de Carvalho

12 O vôo da mosca / Jacob

IJB conclui a recuperação das fitas de rolo do Arquivo Jacob de Bandolim.

Ao morrer, em 13.09.1969, aos 51 anos, Jacob Pick Bittencourt deixou a marca de sua forte personalidade em partituras, escritos, fotos, discos e fitas que constituem o Arquivo Jacob do Bandolim, entregue à guarda do Museu da Imagem e do Som/RJ e considerado o maior arquivo particular do gênero.

Jacob deixou gravadas 206 fitas magnéticas de rolo, das quais 122 estão no MIS e 84 com a família, onde registrou os famosos saraus e ensaios realizados em sua casa, em Jacarepaguá, onde recebia a nata musical brasileira e também artistas internacionais do porte de Maria Luisa Anido, Sergei Dorenski e Oscar Cáceres.

Após firmar um Termo de Cooperação com o Museu da Imagem e do Som /RJ ,  em 2003, o Instituto Jacob do Bandolim assumiu a recuperação e digitalização d essa s fitas de rolo , totalmente custead as com recursos do IJB .

O trabalho de transposição do conteúdo das fitas magnéticas para suporte CD foi concluído em maio de 2006. Além do arquivo em cd, um Ca tálogo Geral  do conteúdo será disponibilizado ao público , para consulta na sede do MIS/RJ.

Cd Inéditos de Jacob do Bandolim Vol. 2.

(com Déo Rian e Conjunto Noites Cariocas e convidados)

O material do CD foi reunido a partir de partituras manuscritas deixadas por Jacob do Bandolim, descobertas pelo Instituto Jacob do Bandolim, e por peças do acervo particular do bandolinista Déo Rian.  Esse CD, patrocinado pela Petrobras, recebeu o prêmio de Melhor Cd de 2007. Gravadora Rob Digital: www.robdigital.com.br.