Pesquisar no site

Contato

Bate Papo Musical

boechat.boechat@gmail.com

Claude Nobs, fundador do Festival de Jazz de Montreux, morre aos 76 anos

13/01/2013 17:07

Claude Nobs, fundador do Festival de Jazz de Montreux, morre aos 76 anos

  • Produtor suíço estava em coma após sofrer acidente numa pista de esqui na véspera de Natal
  • Evento musical, que acontece desde 1967, é considerado um dos mais importantes do mundo
  • Brasileiros como Jorge Ben, Elis Regina, Tom Jobim já se apresentaram
Claude Nobs morreu em decorrência de um acidente de esqui Foto: AP

Claude Nobs morreu em decorrência de um acidente de esqui AP

RIO - Após três semanas em coma, Claude Nobs, fundador do Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, morreu nesta quinta-feira, aos 76 anos. O evento de música é considerado um dos mais importantes do mundo e acontece desde 1967.

Nobs morreu no Hospital Universitário de Lausanne, na Suíça, em consequência dos ferimentos sofridos quando esquiava no dia 24 de dezembro. Ele permanecia em coma desde o momento do acidente, que aconteceu perto de sua casa em Montreux.

Resposável pela curadoria do festival, Nobs foi responsável por trazer importantes nomes a Montreux, como Miles Davis, Ray Charles e Prince, e tinha grande admiração pela música brasileira. Jorge Ben, já se apresentou 12 vezes lá e outros artistas como Elis Regina, Hermeto Pascoal, Gilberto Gil, João Gilberto e Tom Jobim também já subiram ao palco. Nobs fundou o festival quando trabalhava no escritório de turismo de um resort.

Nobs ainda ganhou o apelido de "Funky Claude", por causa da letra da canção "Smoke on the water", do Deep Purple, que conta um incêndio verídico no cassino de Montreux num show de Frank Zappa, em 1971. Na ocasião, o produtor ajudou a salvar algumas vítimas do fogo e foi citado num verso ("Funky Claude was running in and out pulling kids out the ground").

O produtor se manteve no cargo de diretor do festival desde a sua fundação, sem se afastar nem mesmo quando passou por uma cirurgia de coração, há seis anos. Nos anos 90, Nobs dividiu o posto com o produtor americano Quincy Jones, que costuma introduzir novos talentos.

Um comunicado divulgado há uma semana, quando o produtor ainda estava em coma, colocava Mathieu Jaton nas funções de Nob. A 47ª edição do festival ainda está confirmada e acontecerá entre 5 e 20 de julho.